Clínica Vilosa
Ortomolecular 
Termo criado pelo Dr Linus Pauling que foi um cientista que trouxe inúmeras contribuições para a Química e para outros campos da sociedade. Prova disso é que ele foi o único cientista que recebeu prêmios Nobel sozinho em áreas distintas. O primeiro foi o de Química, em 1954, pelo seu trabalho sobre ligações dos átomos e formação das substâncias, e o segundo foi o Prêmio Nobel da Paz, em 1963, pois participou de passeatas contra os testes nucleares e lutou pela eliminação de arsenais atômicos. Eledesencadeou uma nova linha de pesquisa, a medicina "ortomolecular", que significa "molécula certa". Fundou-se o instituto correspondente (atualmente, Pauling Institute of Science and Medicine), em 1974, em Palo Alto, na Califórnia.
Pauling morreu de câncer de próstata em 19 de agosto de 1994, aos 93 anos de idade. Ele dizia que a vitamina C retardou o aparecimento da doença pelo menos 20 anos.
Para quem nunca ouviu falar, ortomolecular faz lembrar Ortopedia que é uma especialidade médica que se dedica a fazer o realinhamento postural. Na odontologia temos a ortodontia que se propõem a realinhar a arcada dentária, então fica fácill entender o objetivo da ortomolecular: realinhamento molecular “ molécula certa”. Os exames que são feitos servem para identificar as deficiências do organismo, e pela ortomolecular a correção dessas deficiências, prevenindo futuras enfermidades. Um sábio ditado popular já dizia que consertar o telhado é com o sol brilhante, pois esperar chover e dar goteira, pode ser tarde demais. Pelos exames especiais pode-se prever com muita antecedência o aparecimento ou um evento súbito de uma enfermidade. Detecta-se o estado de endurecimento das artérias direcionando para aumento da resistência vascular periférica, resultando no aumento da pressão arterial, além da alteração das pressões da renina e angiotensina a nível renal, situação simplesmente previnível, evitando acidentes cárdiocerebrais. A instalação de várias patologias poderia ser evitadas caso estudos prévios fossem feitos e iniciada a medicina preventiva. Em todos sentidos e em todas áreas a palavra prevenção é a palavra mágica. Na segurança pública, na manutenção de veículos, aeronaves, prevenção de incêndios, então porque não a prevenção da nossa saúde, isso é inerente a pessoas inteligentes.